ENVIO GRÁTIS A PARTIR DE 60€ NA PENINSULA
Desconto 10%, 15%
Espada Tizona del Cid com cabo de bronze fabricada em Toledo por Marto. Lâmina de aço inoxidável de 79 cm.
A Tizona ou Tizón é uma das espadas (junto com a Colada) que a tradição ou literatura atribui ao Cid Campeador, Rodrigo Díaz de Vivar (1043-1099). Segundo o “Cantar de Mío Cid” (1200) o Cid obteve-o após derrotar o rei Búcar de Marrocos em Valência para depois entregá-lo aos Infantes de Carrión, para o casamento com as suas filhas.
Rodrigo Díaz de Vivar, conhecido como El Cid Campeador, foi um cavaleiro castelhano e figura histórica e lendária da Reconquista. Nascido em meados do século XI, filho de Diego Laínez, foi educado ao lado do infante Sancho, filho do rei Fernando I de Castela e Leão, que, ao aceder ao trono castelhano, nomeou-o tenente real (1065).
Cavalheiro e guerreiro castelhano, que à frente do seu próprio exército chegou a dominar praticamente todo o Leste da Península Ibérica no final do século XI. Ele encarnou o protótipo de um cavaleiro com as mais altas virtudes, forte e leal, justo e corajoso, prudente e temperante, guerreiro e culto, e fiel vassalo de seu rei Afonso VI ao lado de quem conquistou Toledo, e mais tarde expulsou os árabes da cidade e o reino de Valência.
IO SOI TISONA FOI DATA NA ERA QUARENTA MILHAS
AVE MARIA GRATIA PLENA DOMINUS TECUM
Segundo El Cantar de Mío Cid: “o Tizona tem personalidade própria, sua força varia de acordo com o braço que o empunha, aterrorizando adversários indignos”.
Foi declarado Bem de Interesse Cultural em 18 de janeiro de 2003.
Uma espada de alta qualidade da coleção exclusiva “Espadas Históricas, Fantásticas e Lendárias” fabricada pela MARTO.
Certificado de Qualidade e Origem, Fabricado em Toledo.